- Área: 411 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Nico Saieh
Descrição enviada pela equipe de projeto. Num entorno paisagístico bastante presente e vertical, localizado sobre uma forte inclinação frente ao lago Calafquén, projeta-se um volume compacto e semi-enterrado.
O acesso é configurado como um espaço intermediário que marca a chegada da casa, desde onde o lago se transforma em luz e a casa em sombra, assim a aparente simetria e claridade do volume tornam evidente o movimento, vibração e escala desta paisagem.
Isto nos lembra as velhas construções - solitárias - deste lugar, que de alguma maneira dimensionam no tempo e espaço a compreensão do território.
A cobertura - pensada como volume - foi perfurada de forma pontual e longitudinal, perfurando por completo o projeto desde o exterior até o subsolo.
Estas perfurações entendidas como atos estruturais, e não superficiais, permitem ao interior regular a luz, ventilação e relação entre os ambientes.
Esta casa pretende tornar evidente a força e persistência de um clima através de um objeto que busca o equilíbrio entre a proteção e a exposição.